Automodelismo de Fenda - Etapa de encerramento do Campeonato Brasiliense de Replicamodelismo de Fenda.

No úlitmo sábado, com a excelente companhia do Fernando Antônio Curado, o popular Q - Jím, Sílvio Neto - Homer Simpson e André Fleury - Dick Vigarista, nos dirigimos até a cidade satélite de Taguatinga, visando a participação dos três na etapa final da temporada do Autorama de Réplicas do Distrito Federal. Infelizmente, uma considerável delegação entre os pilotos do SCX Digital acabou não viajando por uma fatalidade envolvendo uma das lideranças do Automodelismo de Fenda também analógico do estado de Goiás, Fábio Passáglia - Fabím. Nossa solidariedade a ele e demais camaradas que acabaram não participando dessa prova. Fomos muito bem recepcionados e tratados a churrasco. 

Chegamos na GP Brasil quase na hora do almoço, quando os pilotos da categoria Speed, carros com carroceria de bolha, se preparavam também para a última etapa, em uma tradicional pista Blue King. 

Ao avistarmos a pista de Réplicas, percebemos que ao contrário do que foi propalado, ela tinha somente 04 fendas e diminuta extensão, algo em torno de 8m aproximadamente, o que nos fez contrariar uma máxima do Cristianismo, "Não julgueis". Bastou a liberação para testar a pista buscando acertos nos SCX com motores 42 - B de 18.000rpm, deparamos com um traçado excepcional, sem tantas retas, travado mais delicioso para a condução de um carro GT, exceto o Morgan que anda muito e exige uma série de substituições de peças que encarecem a prática, o que não é intenção dos amigos candangos, graças a DEUS, fator que argumenta a popularização do esporte. Mais um exemplo para a comunidade carente dos pilotos goianos, há muito sem pista de madeira para competir, pois uma das mais modernas pistas do Brasil, a da Mister Jack, fechou ainda no primeiro semestre e não tivemos mais notícias de seu paradeiro.

Alguns poucos acertos de baixar pneus NSR e trocar as rodas originais para as novas Trion, lançadas no Brasileiro SCX 4H em Americana São Paulo. Lubrifica aqui e ali, testar a pilotagem nas pistas da extremidade, devido ao seu raio são mais difíceis de contornar as curvas em contraste com as centrais, são bem mais lentas. Embora ocupadíssimos com os preparativos da corrida de Speed, a turma de Brasília é mesmo da fuzarca e nos ofereceram tratamento de pessoas importantes, sempre enaltecendo a relevância de estreitarmos relacionamento para uma futura Copa Planalto ou até mesmo a participação dos Campeonatos Goiano e Brasiliense, simultaneamente.

Eles servem de exemplo para nós que moramos ou os nascidos no estado de Goiás. Para se ter uma noção, o antigo proprietário das pistas, Miqueiás, estava com seu tempo tomado integralmente por sua atividade principal, ramo  comercial de rede de lanches rápidos, então transferiu para a comunidade dos pilotos que administram o galpão, estoque de peças, acessórios, Regulamento e promoção dos campeonatos, formando um verdadeiro clube. Minha única decepção foi não encontrar o Natanael Júnior, o Pé da Pano, sobrinho de minha admirável amiga Diana; o qual também é jipeiro como o André "Bodé", um dos que nos recepcionaram com festa e ainda queria até me emprestar carro para que corresse, a exemplo dos goianos.

Como a viagem tinha também como missiva minimizar a saudade de meu irmão Enio, cunhada Madalena, sobrinho André e sua namorada, haja vista que a sobrinha, a dizainer desse blog, a artista visual, Heluiza dos Santos Brião Bragança, encontra-se em São Paulo fazendo Pós Graduação; fomos almoçar e não tive tanto contanto com a patota brasiliense, mesmo que ultimassem preparativos para disputar a corrida de Speed, escala 1/24 com motores Falcon de 40.000rpm, carrocerias de protótipos.

André Fleury me emprestou esse Porsche 911 RS que colocou dúvida se participaria com ele ou com o Corvette que recebeu a preferência devido a maior estabilidade nas curvas. Não sei muito, mas a dica para frear mais na curva do final da reta principal valeu uma substancial melhora de seu tempo. Eu? desisti de correr logo nas primeiras voltas, sofro com as colisões dessas Réplicas, essencialmente quando não são as minhas.


Fernando Q-Jím, o primeiro da direita para a esquerda, ao lado do André "Bodé", nas provocações salutares para saber quem seria o primeiro colocado no posicionamento de largada, respectivamente Seat Toledo GT e Porsche RS GT Cup. Depois o garoto bom na escola e nas pistas de Autorama, o surpreendente Danilo com uma Ferrari Fiorano, aquela sem aerofólio; e o Fábio "Galego" de desempenho incomum nas fendas da extremidade e apenas regular com seu Renault Megane nas centrais.

Como podem perceber, não sei se também por falha minha como falta de camaradagem, não tiramos fotos do Sílvio "Homer Simpson" que representa a falta de interesse inconsciente dele em correr, não era para menos, pois se chovesse mulheres extraordinariamente lindas e nuas na GP Brasil, cairiam pelo menos 03 pivôs da NBA no colo dele. De cara, sua Ferrari FXX apresentou problemas elétricos que impediram de participar discretamente da tomada de tempo, ficando com a consolação de uma 12ª colocação, muito aquém para quem venceu as 02 primeiras etapas do 1º Goiano da categoria, certame que não concluiu o 1º semestre deste ano.

Já na tomada de tempo ficou nítido que os goianos estavam sem ritmo de competição, não andam sequer em pistas de plástico, perdendo a concentração facilmente e ainda sem pegar mão da curva que liga uma pequena reta a uma quase circunferência em subida, onde fica no vão central o monitor com os dados da automação da competição, imperceptível para quem está acostumado, mas dá um trabalhão para quem não tem o hábito de ali correr. No desenrolar da corrida, outra comprovação, enquanto participavam de baterias com pilotos de ponta, como "Bodé" e "Galego", os goianos tinham a quem buscar desempenho próximo ou semelhante algumas vezes, com o que concordaram já no retorno a Goiânia, perto de meia noite. Particularmente, para aquele circuito automodelos com distância maior entre eixos pareciam mais adequados, outra coisa, o fato de terem acabado de concorrer em uma prova que era de Speed, possibilitou aos brasilienses entrarem no clima da prova com maior facilidade, enquanto os goianos que treinaram marcando tempo extra oficiais para brigarem pelo melhor tempo, não apresentaram a mesma concentração.


A tomada de tempo teve o seguinte resultado:
1º - "Bodé" 4s 609 milésimos de segundo;
2º - "Galego" 4s 683;
3º - Danilo 4, 730;
4º - "Q - Jím" 4, 784;
5º - para o estreante Marcos Vínicius com um Aston Martim Vintage, sem aerofólio,  4, 9515;
6º - Victor Hugo "Cabelím", Ferrari Fiorano, 4, 957;
7º - Vinícius "Chorãozím", Mercedes DTM, 5s;
8º - "Dick Vigarista" 5,004;
9º - Neumann, Mercedes DTM, 5,063;
10º - Sérgio Puttini, Seat Toledo GT, 5,464;
11º - Jairo Lynx, Ferrari 550, 5,6383 e em 12º sem tempo, "Homer Simpsnon".

Definida a fórmula de disputa, todos os pilotos vão passar pela mesma fenda 02 vezes, com a duração de 03 minutos cada bateria.

"Bodé" entre Sérgio a esquerda e "Galego" a direita, rumo a vitória.

Extremamente preciso, "Bodé" seguiu firme liderando desde o princípio de forma imbatível e ainda contando com a sorte contra seus diretos competidores, concluindo com 275 voltas. Cirúrgico nas pistas externas, "Galego" não correspondeu nas centrais, o que impediu de até ganhar a corrida, marcando 06 voltas a menos. "Cabelím" ainda com uma roda traseira saindo incessantemente na bateria final, concluiu em 3º lugar com 250, a frente de seu irmão "Chorãozím", diferença de 12 voltas, sendo que, ficou com uma  vantagem de 02 para o desconcentrado e completamente sem ritmo, mesmo competindo no Brasileiro de Americana - SP, já há algum tempo, "Q - Jím" com 236 na 5ª colocação caiu muito e ainda perdeu a estabilidade na traseira já que ficou bom tempo sem aerofólio, seguido com 03 voltas a menos pelo "Dick Vigarista" que disputou o Brasileiro de Slot.It Grupo C Endurance em Piracicaba - SP. Danilo ficou com a 7ª colocação com 226 voltas. Marcos Vinícius que estreou, começou muito bem a prova e caiu de rendimento do meio em diante, teve 04 voltas de desvantagem e prometeu migrar do Speed para o Replicamodelismo, após seu 8º lugar. "Homer Simpson" foi o 9º participando de poucas baterias e consignando 215 voltas, contra 214 do Sérgio, pai dos irmãos "Cabelím", "Chorãozím" e Danilo. Jairo, que projetou os chassis de Speed, Lynx, desisitiu de correr quando derramou cerveja na pista, se desculpou com todos e marcou 168 voltas. Neumann viu-se impossibilitado em competir, pois tinha compromissos sociais e só fez a tomada de tempo, sem com tudo não deixar de pronunciar que está apaixonado pelas Réplicas e que valora muito essa aproximação com os automodelistas goianos.


Resultado final


Tive que ficar atento para não perder nenhum detalhe, até auxiliei nos treinos livres dos goianos.


Na próxima 3ª feria, dia 27, acontece uma prova na chácara do Sérgio, oportunidade em que acontecerá a premiação da temporada dos pilotos de Brasília, que prontamente convidaram a todos os goianos interessados.

Fotos cedidas pelo Blog: http://autoramagyn.blogspot.com/, onde está em exibição vídeo sobre as provas de sábado.

Enorê Brião Bragança.

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